segunda-feira, 16 de agosto de 2010

   Atualmente, quando um avião passa por manutenção, todos os itens devem ser checados em busca de erros, fazendo com que a manutenção seja lenta e bastante despendiosa. Estima-se que cerca de 22% de todas as despesas de tais aeronaves por hora de vôo estejam concentradas nos processos de manutenção.
   Buscando mudar este cenário, a empresa EADS busca equipar as aeronaves com sensores wireless, de forma que seja possível obter informações importantes em tempo vôo tais como esforço a qual esta submetida a fuselagem e quais são os componentes que necessitam de manutenção. Dessa forma, ao invés de se checar cada componente em busca de erros, o próprio avião, através dos sensores, informaria quais são as manutenções necessárias.
   Para desempenhar uma função tão crucial como esta e em locais, como por exemplo as pontas das asas, onde cabos não podem ser instalados e as bateriais teriam um tempo de vida limitado,a EADS está desenvolvendo sensores wireless auto-suficientes e confiáveis. Tais sensores são capazes de transformar o fluxo de calor em energia elétrica com a ajuda de um gerador termoelétrico.
   O princípio de funcionamento do gerador termoelétrico está baseado no efeito de Seebeck, através do qual é possível, utilizando componentes de semicondutores, produzir a partir de gradientes de temperatura uma corrente elétrica. Como em aviões os gradientes de temperatura são enormes, já que externamente temos temperaturas de -20°C a -50°C e internamente temperaturas em torno de 20°C, tal mecanismo é perfeito.
   A EADS também desnevolveu um mecanismo de gerenciamento de potência, através do qual mantém os níveis de tensão em faixas aceitáveis para os sensores. O sistema é capaz também de armazenar energia, sendo possível superar regiões onde não ocorra a produção de energia.
   Os testes realizados em câmaras climáticas têm demonstrado a aplicabilidade dos sensores, sendo a geração de energia e o armazenamento suficientes para um funcionamento seguro dos mesmos.A empresa EADS busca agora realizar testes em vôos e busca por alternativas para a instalação dos sensores em regiões críticas, tais como as turbinas. Aplicações de sensores com funcionamento análogo pela industria automotiva também vem sendo estudado.



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