quinta-feira, 19 de agosto de 2010

       Os computadores trabalham através de simples operações envolvendo 0s e 1s ou presença e ausência de corrente. Após passar por vários níveis de abstração, estes dispositivos digitais fornecem a nós usuários informações mais próximas do entendimento humano, como imagens, vídeos, textos e etc. Um funcionamento simples e bastante efeciente, principalmente quando se trabalha com questões exatas.
     Porém, nos dias de hoje, necessitamos cada vez mais de calcular probabilidades. Quando queremos determinar, por exemplo, quais chances de determinado usuário querer comprar um livro de ficção científica ou um de engenharia, trabalhamos com probabilidades, levando em conta as ações anteriores deste individuo. Algo que pode parecer simples é bastante trabalhoso para os computadores atuais, os quais são feitos para trabalhar com questões exatas.
   Pensando nisso, pesquisadores do MIT estão desenvolvendo chips capazes de calcular probabilidades com muito mais agilidade que os chips atuais. Os pesquisadores esperam desenvolver com esta tecnologia chips que realizam a checagem de erros, podendo ser utilizados em dispositivos que vão desde câmeras a servidores.
   Se tudo der certo,a Lyric pretende criar processadores que serão milhares de vezes mais efecientes quanto ao custo, tamanho e potência. Os primeiros chips já desenvoldidos são mais rápidos, cerca de 30 vezes menores e consomem 12 vezes menos energia. Apesar de a área de correção de erros não ser muito atraente, ela é uma área de extrema importância, pois as memórias flashs criadas atualmente não são 100% confiáveis. Isso significa que as informações armazenadas ou lidas a partir delas podem conter erros.
    A maior parte dos 20 milhões de doláres recebidos como financiamento para as pesquisas vêm do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esta pesquisa voltada para a área militar visa separar dos bits enviados através de redes de comunicação o que é informação e o que é ruído. 
   No entanto, a Lyric pretende expandir suas ações, aproveitando todos os problemas em que se tem várias opções e se deve fazer a melhor escolha.
   O trabalho da empresa será difícil, ainda mais se tratando de um mundo em que todas as tecnologias funcionam em um mesmo padrão há décadas.

    Reprodução(NY Times)

Fonte : http://venturebeat.com/2010/08/16/mit-spin-out-creates-a-new-way-to-compute-probabilities-for-a-host-of-applications/

Nenhum comentário:

Postar um comentário