Apesar da quantidade de medidas de segurança tomadas para impedir que dinheiro falsificado seja colocado em circulação pelas diversas quadrilhas especializadas neste tipo de crime, cada dia as falsificações estão ficando mais próximas das notas originais, sendo necessário do governo um investimento contínuo em tecnologia e na informação da população. A falsificação de cédulas não é um crime exclusivo de países em desenvolvimento como o Brasil, pelo contrário, países com economia mais estável são os principais alvos dos falsificadores.
Como forma de combater a falsificação são utilizadas algumas medidas de segurança na produção do papel moeda, tais como relevo, marca d’água, detalhes especiais na nota, que ,apesar de dificultarem, não impedem uma falsificação quase perfeita. Por isso, pesquisas são desenvolvidas buscando aumentar a confiabilidade do papel moeda.
Uma pesquisa divulgada revista Advanced Materials trata justamente de uma pesquisa desenvolvida por um conjunto de pesquisadores alemães e japoneses comando por Hagen Klauk, chefe do Instituto Max Planck de pesquisas de materiais orgânicos no estado sólido. Neste trabalho eles conseguiram dar um primeiro passo no que pode ser a solução completa para o problema da falsificação de dinheiro.
Ao longo de anos de trabalho os pesquisadores conseguiram criar um transistor de baixa potência feito com material orgânico que é capaz de se aderir a superfícies rugosas como as de um papel moeda. A maior dificuldade, segundo os pesquisadores, era descobrir um meio de fixar a membrana de silicone ao papel sem que os processos químicos empregados o danificassem. Com os avanços desenvolvidos pelo grupo, eles se dizem capazes de fixar o filme com o transistor em superfícies desiguais, algo que ainda não havia sido conseguido por nenhum outro grupo.
Apesar dos avanços conseguidos, a pesquisa irá demandar um esforço de engenheiros eletrônicos e mecânicos de forma a conseguirem adaptar um circuito elétrico na nota que forneça os 3 volts necessários para o funcionamento do transistor.
Em um futuro próximo tais transistores serão capazes de transmitir informações via sinal wireless para scanners dando maior segurança para as transações financeiras utilizando notas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário