terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um dos destaques da Consumer Electronics Show 2011 (CES) foram os tablets, os smartphones com tecnologia 4G, TVs 3D e conectadas à internet e os veículos elétricos. Para quem ainda não sabe, a CES é uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo que ocorreu este ano no período de 6 a 9 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos. A feira é a responsável por mostrar as tendências da tecnologia através de protótipos apresentados pelas maiores empresas do segmento. Este ano a feira atraiu um público de 140 mil visitantes, superior aos 120 mil do ano anterior. Além disso, o sucesso da feira pode ser constatado pelo público recorde de visitantes de fora dos EUA, que este ano foi de 30 mil pessoas de mais de 80 países.
Como já dito, os tablets ocuparam um lugar de destaque entre os vários stands da feira. Mas afinal, o que são estes tablets? Como o iPad, o mais famoso dos tablets, ainda tem um preço elevado e inacessível para a maioria da população, poucas são as pessoas que conhecem estes aparelhos. Pensando nisso, resolvi fazer uma pesquisa e apresentar aqui uma pequena introdução sobre os tablets.
Tablets


Primeiramente, os tablets são um dispositivo pessoal em forma de prancheta que fornecem serviços como acesso a internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas além de entretenimento através de jogos. Apresentam telas sensíveis ao toque, dispensando o uso de mouse e teclado.
É uma tecnologia nova que reúne algumas das funcionalidades dos computadores convencionais e smartphones. Mesmo não sendo um concorrente direto dos notebooks e netbooks, o tablet já vem, segundo analistas de mercado, provocando uma diminuição no crescimento das vendas destes. Dados da ABI research apontavam para um venda de 11 milhões de unidades de tablets pelo mundo em 2010. Para este ano, as expectativas são de mais de 50 milhões de unidades vendidas e um mercado que vai valer mais de 25 bilhões de dólares.
Na CES 2011 foi possível notar que as empresas querem acabar com a hegemonia da Apple ,com o iPad, no mercado de Tablets e que isto não será uma tarefa fácil. Ainda mais depois da Apple abrir mão de uma parte de sua margem de lucros para que os tablets chegassem ao preço de US$ 500,00 no mercado americano.
Duas empresas conseguiram destaque com seus tablets: a Motorola e a Research in Motion(RIM).
O modelo da Motorola apresentado na CES 2011 foi o Motorola Xoom. Ele utiliza o sistema operacional do Google, o Android OS 3.0, o Honeycomb. O Honeycomb é voltado especialmente para tablets e permite funcionalidades otimizadas para serviços do Google tais como vídeo chamada via Gtalk, sistema de mapeamento GMaps 5 em 3D , acesso a mais de 10000 livros através do Google eBooks e suporte para conteúdo em flash. Além do Android 3.0, o Xoom apresenta uma tela de 10.1 polegadas com resolução de 1280x800, duas câmeras digitais, uma frontal de 2mp e uma traseira de 5mp, 32 Gb de memória interna e dois núcleos de 1Ghz. O Xoom será lançado no primeiro bimestre de 2011 nos Estados Unidos em parceria com a Verizon, que fornecerá a rede 3G do aparelho. As atualizações para a tecnologia 4G serão feitas ainda no primeiro semestre. O preço ainda não foi divulgado. No Brasil ele deve ser disponibilizado em Abril, segundo Sérgio Buniac, diretor de produtos da Motorola Mobility no Brasil.
A RIM vem fazer frente ao iPad e aos modelos com sistema operacional Android com o BlackBerry PlayBook. Com um sistema operacional próprio, o Tablet OS, da QNX, duas câmeras digitais, uma frontal de 3mp e uma traseira de 5 mp, permitindo vídeos e fotografias, tela de 7 polegadas com resolução de 1024x600, além de dois processadores simétricos de 1Ghz e uma memória de 1Gb. A comunicação com o celulares BlackBerry é possível, além de possuir aplicativos para Kindle e permitir uma comunicação ilimitada por possuir comunicação com aplicativos Flash e Adobe AIR. O tablet da RIM deve está disponível no mercado em setembro de 2011 para os americanos. A RIM o lançará em parceria com a empresa de telefonia Sprint, responsável pela rede 4G do aparelho. No Brasil ainda não existem previsões de lançamento e nem de preço.



Motorola Xoom - CES 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário