terça-feira, 19 de outubro de 2010

   A Academia Real da Suécia , responsável por escolher os ganhadores do prêmio Nobel, noticiou em outubro que os pesquisadores agraciados com o prêmio neste ano seriam Andre Geim e Konstantin Novoselov por suas pesquisas com o grafeno. O prêmio Nobel é entregue todos os anos desde 1901 aos pesquisadores que se destacam  em suas áreas de pesquisa. A cerimônia de entrega do prêmio ocorre na Suécia, sendo entregue diretamente pelo rei. O prêmio em dinheiro para o ganhador é de cerca de 10 milhões de coroas suecas, cerca 1.1 milhões de euros. Até hoje apenas o físico John Bardeen com seus trabalho sobre semicondutores e supercondutividade ganhou o prêmio duas vezes.
  Voltando para os vencedores, o grafeno é uma material novo, o mais fino que existe , largura de um átomo apenas, e ao mesmo tempo o mais resistente. Além disso, apresenta uma condutividade tão boa quanto a do cobre e conduz calor melhor que qualquer outro material. É praticamente transparente, porém é tão denso que não permite a passagem de um átomo de hélio.
  As aplicações do grafeno são várias, como na criação de novos materiais e no desenvolvimento de novos transistores. Esta última, permitiria a criação de transistores mais rápidos que os de silício, aumentando consideravelmente a velocidade dos computadores atuais.Além disso,por ser um material transparente e um ótimo condutor, o grafeno encontra aplicação no desenvolvimento de novas telas touch screen. 
Fig.1.Tela de grafeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário